Frases de Fernando Pessoa
Fernando António Nogueira Pessoa foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português. Fernando Pessoa é o mais universal poeta português.
12.3KNão fiz nada, bem sei, nem o farei, Mas de não fazer nada isto tirei, Que fazer tudo e nada é tudo o mesmo, Quem sou é o espectro do que não serei.
Não fiz nada, bem sei, nem o farei,
Mas de não fazer nada isto tirei,
Que fazer tudo e nada é tudo o mesmo,
Quem sou é o espectro do que não serei.
Vivemos aos encontros do aba…
É por isso que tomo ópio
É por isso que tomo ópio, é um remédio. Sou um convalescente do momento, moro no Rés do chão do pensamento e ver passar a vida faz-me tédio.
#fernandopessoa#pensamentoUma inquietação enorme fazia-me estremecer os gestos mínimos
Uma inquietação enorme fazia-me estremecer os gestos mínimos. Tive receio de endoidecer, não de loucura, mas de ali mesmo. O meu corpo era um grito latente. O meu coração batia como se falasse.
#fernando#pessoa#fernandopessoaUma interpretação irónica da vida
Uma interpretação irónica da vida, uma aceitação indiferente das cousas, são o melhor remédio para o sofrimento, posto que o não sejam para as razões que há para sofrer.
#fernandopessoa#sofrimentoA única atitude intelectual digna de uma criatura
A única atitude intelectual digna de uma criatura superior é a de uma calma e fria compaixão por tudo quanto não é ele próprio. Não que essa atitude tenha o mínimo cunho de justa e verdadeira; mas é t…
#compaixao#fernandopessoa#atitudeO guardador de rebanhos
O guardador de rebanhos
Eu nunca guardei rebanhos,
Mas é como se os guardasse.
Minha alma é como um pastor,
Conhece o vento e o sol
E anda pela mão das Estações
A s…
O único modo de encontrar um amigo é ser um
O único modo de encontrar um amigo é ser um.
#pessoa#amizade#amigo#fernando#fernandopessoa
Não tenho ambições nem desejos Ser poeta não é
"Não tenho ambições nem desejos
Ser poeta não é uma ambição minha
É a minha maneira de estar sozinho". (O guardador de rebanhos)
Feche a porta
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Afinal se coisas boas se vão é para que coisas melhores possam vir. Esqueça o passado, desapego é o segredo!
#fernando#fernandopessoa#casa#pessoa#pessoas#boas#coisasA espantosa realidade das coisas É a minha descoberta de todos os dias. Cada coisa é o que é, E é difícil explicar a alguém quanto isso me alegra, E quanto isso me basta.
A espantosa realidade das coisas
É a minha descoberta de todos os dias.
Cada coisa é o que é,
E é difícil explicar a alguém quanto isso me alegra,
E quanto isso me basta.
…
Vivo sempre no presente
Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já o não tenho.
#fernandopessoa#passado#futuro
O amor só é lindo
O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.
#noivado#fernandopessoaVida
A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos.
#viagem#fernandopessoa
Dizem que a estação do ano mais bonita é a primavera
Dizem que a estação do ano mais bonita é a primavera. Eu prefiro dizer que a estação mais bonita do ano, é quando você sorri.
#fernandopessoa#apaixonadas
Nem ausente
Nem ausente, nem presente por demais. Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
#fernandopessoa#presente#curtas#paz#fernando#sossego#pessoa