Um dia
Um dia, ela descobriu sozinha que era duas! A que sofre depressa, no ritmo intenso e atroz da noite e a que olha o sofrimento do alto do sono, do alto de tudo, balançada num céu de estrelas invisíveis…
#meireles#poemas#ceciliameireles#cecilia#depressao
Som frio
Som frio,
Do rio sombrio,
O longo som,
Do rio frio,
Tão longe,
Tão bom,
Tão frio,
O claro som do rio sombrio.
Na grande noite tristonha
Na grande noite tristonha,
Meu pensamento parado
Tem quietudes de cegonha
Numa beira de telhado.
— Em que espelho ficou perdida a minha face
— Em que espelho ficou perdida
a minha face?
Hoje eu queria ler uns livros que não falam de gente
"Hoje eu queria ler uns livros que não falam de gente, mas só de bichos, de plantas, de pedras: um livro que me levasse por essas solidões da Natureza, sem vozes humanas, sem discursos, boatos, mentir…
#meireles#ceciliameireles#contos#cecilia
E por perder-me é que me vão lembrando
E por perder-me é que me vão lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.
Nunca ninguém viu ninguém que o amor pusesse tão
Nunca ninguém viu ninguém
que o amor pusesse tão triste.
Essa tristeza não viste,
e eu sei que ela se vê bem…
"Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol."
#infantis#cecilia#inverno#ceciliameireles#primavera#meireles
Permita que eu que me conforme em ser sozinha
Permita que eu que me conforme em ser sozinha.
#cecilia#meireles#ceciliameirelesHá uma doce luz no silencio
Há uma doce luz no silencio, e a dor é de origem divina.
Permita que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo,
e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo.
Morro do que há no mundo
Morro do que há no mundo:
do que vi, do que ouvi.
Morro do que vivi.
Morro comigo, apenas:
com lembranças amadas,
porém desesperadas.
Morro cheia de assombro
…
De um lado
De um lado, a estrela eterna, e do outro a vaga incerta…
#palavra#ceciliameireles#cecilia#estrela#meireles
Não sou alegre nem sou triste
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Tenho fases
Tenho fases, como a lua.
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua…
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras…