Os seres humanos podem ansiar pela certeza absoluta

Os seres humanos podem ansiar pela certeza absoluta; podem aspirar a alcançá-la; podem fingir, como fazem os partidários de certas religiões, que a atingiram.
Mas a história da ciência - de longe o mais bem sucedido conhecimento acessível aos humanos - ensina que o máximo que podemos esperar é um aperfeiçoamento sucessivo de nosso entendimento, um aprendizado por meio de nossos erros, uma abordagem assintótica do Universo, mas com a condição de que a certeza absoluta sempre nos escapará.
Estaremos sempre atolados no erro.
O máximo que cada geração pode esperar é reduzir um pouco as margens dele e ampliar o corpo de dados a que elas se aplicam.
A margem de erro é uma auto-avaliação visível e disseminada da confiabilidade de nosso conhecimento.
[Carl Sagan em: O mundo assombrado pelos demônios, capítulo 3 - Ciência e Esperança]

#carlsagan#certeza#fingir 249

Mensagens Relacionadas

Não adianta fingir ser quem não é

Não adianta fingir ser quem não é

Não adianta fingir ser quem não é, um dia a máscara cai e toda sua mentira vira pó!

#halissoncaleffidealmeida#fingir
As pessoas acham divertido fingir que são monstros

As pessoas acham divertido fingir que são monstros

As pessoas acham divertido fingir que são monstros, eu passei a vida fingindo não ser.

#comicas#gravidez#citacoes#dextermorgan#poema#fingir
Ouvir alguém não é simplesmente fingir que a entende

Ouvir alguém não é simplesmente fingir que a entende

Ouvir alguém não é simplesmente fingir que a entende, é vestir sua história e experimentar seu drama.

#mayconramosdemelo#fingir
Você pensou que se divertia

Você pensou que se divertia

Você pensou que se divertia, sabia como me dominar. Mas era eu que sabia fingir. Era eu que te fazia sonhar.

#lolita#fingir
Podemos pretender ser quanto queiramos

Podemos pretender ser quanto queiramos

Podemos pretender ser quanto queiramos; mas não é lícito fingir que somos o que não somos.

#fingir#joseortegaygasset

Não é tão fácil assim fingir que eu

Não é tão fácil assim fingir que eu não me importo com você, que não me importo com quem você fala, onde você anda e dizer que não sinto ciúmes. Não é fácil dizer que o tudo, é nada.

(…Continue Lendo…)

#fingir#pequenasereia