Nenhum caminho é mais errado para a felicidade

Nenhum caminho é mais errado para a felicidade do que a vida no grande mundo, às fartas e em festanças (high life), pois, quando tentamos transformar a nossa miserável existência numa sucessão de alegrias, gozos e prazeres, não conseguimos evitar a desilusão; muito menos o seu acompanhamento obrigatório, que são as mentiras recíprocas.
Assim como o nosso corpo está envolto em vestes, o nosso espírito está revestido de mentiras.
Os nossos dizeres, as nossas ações, todo o nosso ser é mentiroso, e só por meio desse invólucro pode-se, por vezes, adivinhar a nossa verdadeira mentalidade, assim como pelas vestes se adivinha a figura do corpo.
Antes de mais nada, toda a sociedade exige necessariamente uma acomodação mútua e uma temperatura; por conseguinte, quanto mais numerosa, tanto mais enfadonha será.
Cada um só pode ser ele mesmo, inteiramente, apenas pelo tempo em que estiver sozinho.
Quem, portanto, não ama a solidão, também não ama a liberdade: apenas quando se está só é que se está livre.
A coerção é a companheira inseparável de toda a sociedade, que ainda exige sacrifícios tão mais difíceis quanto mais significativa for a própria individualidade.
Dessa forma, cada um fugirá, suportará ou amará a solidão na proporção exata do valor da sua personalidade.
Pois, na solidão, o indivíduo mesquinho sente toda a sua mesquinhez, o grande espírito, toda a sua grandeza; numa palavra: cada um sente o que é.
Ademais, quanto mais elevada for a posição de uma pessoa na escala hierárquica da natureza, tanto mais solitária será, essencial e inevitavelmente.
Assim, é um benefício para ela se à solidão física corresponder a intelectual.
Caso contrário, a vizinhança frequente de seres heterogêneos causa um efeito incômodo e até mesmo adverso sobre ela, ao roubar-lhe seu ‘eu’ sem nada lhe oferecer em troca.
Além disso, enquanto a natureza estabeleceu entre os homens a mais ampla diversidade nos domínios moral e intelectual, a sociedade, não tomando conhecimento disso, iguala todos os seres ou, antes, coloca no lugar da diversidade as diferenças e degraus artificiais de classe e posição, com frequência diametralmente opostos à escala hierárquica da natureza.
Nesse arranjo, aqueles que a natureza situou em baixo encontram-se em ótima situação; os poucos, entretanto, que ela colocou em cima, saem em desvantagem.
Como consequência, estes costumam esquivar-se da sociedade, na qual, ao tornar-se numerosa, a vulgaridade domina.

#felicidade#natureza#arthurschopenhauer#caminho#grandes#narrativo 191

Mensagens Relacionadas

Sei que se existe realmente um caminho para a felicidade

Sei que se existe realmente um caminho para a felicidade, e quando digo um é porque estou sendo sincero, também só existe uma porta ao fim deste caminho, e é claro que você pensou que fosse o coração,…

(…Continue Lendo…)

#caminho#alexnunes#felicidade

Eis o caminho para a felicidade

Eis o caminho para a felicidade: mantenha o coração livre de ódio e o espírito livre de aborrecimentos, viva com simplicidade espere pouco e dedique muitos anos de vida com o doce sentimento do amor. …

(…Continue Lendo…)

#odio#deborahrossony#caminho#felicidade

Me perguntaram qual seria o caminho para a felicidade

Me perguntaram qual seria o caminho para a felicidade, permaneci em silêncio. Na verdade a felicidade é o caminho. Você pode obtê-la por grandes ou pequenos gestos. Assim como existe o ódio, existe ta…

(…Continue Lendo…)

#felicidade#caminho#cleissonpacheco
Há pessoas vivendo tão lentamente

Há pessoas vivendo tão lentamente

Há pessoas vivendo tão lentamente. Adiam amor, felicidade, repetem os mesmos caminhos com medo de enfrentar o novo.
Eu quero mais é viver com abundância de coisas novas.

#caminho#bonitas#felicidade#andresuhanov

Divorciar-nao é o caminho da procura da felicidade mas é alimentar a tristeza ex

Divorciar-nao é o caminho da procura da felicidade mas é alimentar a tristeza ex: é melhor que saias dasta casa porque me maguaste. ex:- quero distancia cossigo para eu exquecer te melhor

(…Continue Lendo…)

#felicidade#erasmocachigamba#caminho#bonitas

O caminho certo para a felicidade

O caminho certo para a felicidade
A felicidade é radiante, imensa, algo que sempre almejamos e tentamos manter sempre ao nosso lado. O riso verdadeiro de alguém faz tão bem aos nossos olhos, pen…

(…Continue Lendo…)

#caminho#dhiefersonlopes#felicidade