Naquele tempo eu sempre dizia a mim mesmo

Naquele tempo eu sempre dizia a mim mesmo “Já que vês a tolice alheia, porque não procuras te mostrar inteligente?”.
Mais tarde compreendi que esperarmos que todos se tornem inteligentes é arriscar-nos a perder muito tempo.
(Crime e Castigo)

#dostoievski#fiodordostoievski 269

Mensagens Relacionadas

"Mas naquele momento minha alma estava à mercê de um desespero tenebroso: eu me afundava, eu mesmo me afundava, então quem é que eu poderia salvar?"

"Mas naquele momento minha alma estava à mercê de um desespero tenebroso: eu me afundava, eu mesmo me afundava, então quem é que eu poderia salvar?"
— Duas Narrativas Fantásticas

(…Continue Lendo…)

#dostoievski#fiodordostoievski

Não são os milagres que inclinam o realista

Não são os milagres que inclinam o realista para a fé. O verdadeiro realista, caso não creia, sempre encontrará em si força e capacidade para não acreditar no milagre, e se o milagre se apresenta dian…

(…Continue Lendo…)

#fiodordostoievski#dostoievski
Alguém que se conhece

Alguém que se conhece

Alguém que se conhece, pode se estimar o mínimo que seja?

#dostoievski#fiodordostoievski
É curioso

É curioso

É curioso: de que será que as pessoas têm medo? O que mais temem é o primeiro caso, a primeira palavra…

#dostoievski#fiodordostoievski
Depois do insucesso

Depois do insucesso

Depois do insucesso, os planos mais bem pensados parecem-nos tolos.

#dostoievski#fiodordostoievski