Eu, dizia, viro inimigo das pessoas mal elas roçam em mim.
Em compensação, sempre acontecia que quanto mais eu odiava os homens em particular, mais ardente se tornava meu amor pela humanidade em geral.
Mensagens Relacionadas
Posso testemunhar que
Posso testemunhar que, no ambiente mais ignorante e mesquinho, encontrei sinais incontestáveis de uma espiritualidade extremamente viva.
O segredo da existência humana não consiste somente em vi…
"Mas naquele momento minha alma estava à mercê de um desespero tenebroso: eu me afundava, eu mesmo me afundava, então quem é que eu poderia salvar?"
"Mas naquele momento minha alma estava à mercê de um desespero tenebroso: eu me afundava, eu mesmo me afundava, então quem é que eu poderia salvar?"
— Duas Narrativas Fantásticas
Caminho sem saber se caí na podridão
Caminho sem saber se caí na podridão e na desonra ou na luz e na alegria. Eis aí onde está o mal, pois tudo na terra é enigma.
#bonitas#dostoievski#fiodordostoievski#alegria
O homem é infeliz porque não sabe que é feliz
O homem é infeliz porque não sabe que é feliz, só por isso.
#dostoievski#fiodordostoievski