Embate educacional entre Estado e Família: uma Utopia para a contemporaneidade
Embate educacional entre Estado e Família: uma Utopia para a contemporaneidade
Cada vez mais tenho percebido que a educação das pessoas tem desaparecido.
Você que pega ônibus ou metrô todo o dia, sente na pele isso que estou relatando.
Se a disputa para ficar sentado é grande, nem se fala então a disputa por espaços mínimos para poder ficar de pé, ou então para se segurar.
Já vi de tudo: empurrões, pontapés, cotoveladas, grandes guerras por espaços curtíssimos.
Fica latente perceber a subjetividade exarcebada.
A pressa tomou de súbito a gentileza e a subjetividade exarcebada raptou o encontro dos olhares.
Não há espaços nem para quem poderia ter a primazia sobre ele, como idosos, gestantes e pessoas especiais.
Tudo em nome do Eu, tudo em nome de mim, e tudo vai ficando assim.
O que vale é o bem-estar privado em detrimento do bem-estar coletivo.
Cada qual olhando para o seu próprio umbigo.
Esquecemos a nossa humanidade em um universo muito distante, a bilhões de anos-luz daqui.
Lançando um olhar sobre a psicologia contemporânea, constataremos que nenhum ser humano é incoerente, ele é fruto histórico, rede bem encadeada de acontecimentos marcantes.
Age de acordo com sua história tecida em sua existência.
Fico pensando a trama que há entre o processo educativo em que fomos formados e a realidade em que vivemos.
Me questiono sobre as possíveis falhas educacionais da família.
É absurdo atribuir ao estado a função de educar, uma vez que a educação é primazia da família.
Leve-se em consideração que a célula-mater da sociedade está se decompondo, homens e mulheres que possuem filhos, mas renunciaram a vocação da paternidade e da maternidade.
A subjetividade levada até suas últimas consequências, tão em voga, massacra o indivíduo e a própria família.
Se o estado não dá conta (seja por vias do inviável, seja por desinteresse) de dar cobertura à aquilo que é de sua competência, como por exemplo, transporte público quallitativo e quantitativo, muito menos devemos esperar milagres no plano educacional do ser humano.
Estamos diante de um fenômeno que tomou proporções avassaladoras no nosso tempo.
Não sou homem de respostas rápidas e prontas, quero entender, quero aprender, para me posicionar e agir, sem ilusões.
Mas isso não me impede de pensar que devemos procurar novos areópagos da educação, da gentileza e da gratuidade.
Uma dose de utopia, que em grego, quer dizer um não-lugar, um ideal, um lugar que não possua a condição empírica, não faz mal para um mundo puramente instrumental.
Mensagens Relacionadas
Nada mais desejo se já tenho paz
Nada mais desejo se já tenho paz.
Se já tenho paz, amor não me falta, família me rodeia, saúde encontra-se em abundancia, prosperidade além da alheia.
Se já tenho paz, nada temo, nada espe…
Familia artigo em extinção, que antigamente consistia numa reunião de pessoas pertencentes a uma mesma clã. Geralmente morando juntos. Osculos e amplexos, Marcial
Familia artigo em extinção,
que antigamente consistia numa reunião de pessoas pertencentes a uma mesma clã.
Geralmente morando juntos.
Osculos e amplexos,
Marcial
É PRECI…
Tô Feliz Ricky Henry
Tô Feliz
Ricky Henry
Tô feliz, e abençoado…
Por ter saúde e minha família do meu lado…
.
Tô Feliz, com Deus…
Na direção da minha vida…
Ele quem me deu dois fi…
“Abraham Lincoln nasceu em uma família extremamente pobre na América
“Abraham Lincoln nasceu em uma família extremamente pobre na América. Sua mãe Nancy trabalhou duro para educá-lo. Quando Lincoln foi para a escola, as outras crianças zombavam dele por suas roupas e p…
#sathyasaibaba#familiaAS PESSOAS NOS JUGA SEM SABER A NOSSA HISTÓRIA DE VIDA
AS PESSOAS NOS JUGA SEM SABER A NOSSA HISTÓRIA DE VIDA… JA FUI CRIANÇA SOFRIDA JUNTO COM MEUS IRMÃOS E MEU PAIS, NA HORA DA COMIDA AGRADECIA A DEUS PELO QUE TINHA, MAS SEMPRE JUNTOS, UNIDOS COMO FAMÍL…
#familia#ivanilzojuniorQuando chega Jesus
Quando chega Jesus
O Novo Testamento diz que Jesus era amigo de uma família composta de três adultos: Marta, Maria e Lázaro. Um dia, Jesus foi avisado que seu grande amigo Lázaro estava enfermo.…